SINOPSES DOS MINICURSOS


Dia 20 de novembro

14h-17h

1 – Musicoterapia na neuroreabilitação– José Davison da Silva Júnior (UFMG)

O objetivo deste minicurso é apresentar como ocorre o processo musicoterapêutico com pacientes neurológicos. Para isso serão vistos temas como: Processamento musical cerebral; Musicoterapia com enfoque nas Neurociências; Reabilitação neurológica e musicoterapia; Aspectos metodológicos em musicoterapia (planejamento do tratamento, objetivos terapêuticos e avaliação); Música, comunicação e linguagem; Musicoterapia e reabilitação cognitiva; Alterações do processamento sensorial e musicoterapia e Musicoterapia na reabilitação motora.

Público: Estudantes e profissionais de música, educação, saúde e áreas afins.

2 – Diálogos entre psicologia e neurociências no fazer musical – Maurício da Silva (UFPE)

Avanços na neurociência permitiram aos pesquisadores medir quantitativamente como a música afeta nosso organismo. Em décadas recentes, houve um interesse crescente em entender a neuroanatomia funcional do processamento musical em humanos, usando uma variedade de tecnologias, incluindo fMRI, PET, ERP, MEG e estudos de lesões. Portanto, a proposta deste minicurso é discutir estudos sobre o processamento musical no cérebro, os efeitos emocionais da música, e as redes neurais subjacentes à experiência. O minicurso ainda abordará questões metodológicas referentes as atuais técnicas de imagem que podem ser empregadas para o estudo dos correlatos neurais das emoções musicais.

3 – Neurociências e música a partir do livro Alucinações Musicais de Oliver Sacks – Pós graduandos da Especialização em Neurociências, Música e Inclusão – Mediador: Gabriel Lins (UFPE)

O mini curso visa promover discussões sobre temas relacionados com neurociências e música, tais como: música chiclete, ouvido absoluto, sinestesia, musicofilia, dentre outros a partir da exposição dos casos apresentados no livro Alucinações musicais de Oliver Sacks. Serão apresentados os casos e os aspectos neurofisiológicos de cada um deles, pelos alunos da pós graduação em Neurociências, música e Inclusão da UFPE com mediação do neurofisiologista Gabriel Lins.

Público: Qualquer pessoa que tenha interesse em compreender melhor os substratos neurais do fazer musical. Não necessita ter conhecimento específico nas áreas de música ou neuro. Ideal para educadores e pesquisadores da área de educação, música ou neuro.

4 – Hullabaloo: uma experiência musicoterápica sob a luz da neurociência – Kadna Pinheiro Cordeiro (UFPE)

Hulabaloo é um método de educação musical. Quando aplicado na musicoterapia sob a luz da neurociência tem como objetivo tratar possíveis problemas relacionados a dificuldades emocionais, atrasos do desenvolvimento, depressão, estresse, hiperatividade e déficit de atenção. O Hulabaloo, desafia o cérebro a utilizar outras zonas neurais e permite que os sujeitos aumentem sua autonomia e independència, bem como a melhora da auto estima e das relações sociais. Faz parte dessa experiência a confecção de instrumentos e atividades musicais de criatividade, experimentação e improvisação.

Dia 22 de novembro

14h-17h

1 – Atividades musicais com psicomotricidade para educação e reabilitação – Júnior Cadima – (IBFE – SP)

O objetivo do minicurso é oferecer atividades psicomotoras envolvendo a música. Oferecer possibilidades para que os participantes construam as suas próprias propostas a partir daquelas que forem trabalhadas na oficina. Entender sobre a importância do trabalho com psicomotricidade para o desenvolvimento global da criança. O que são as funções psicomotoras e qual a influência da estimulação dessas habilidades para o processo de desenvolvimento e aprendizagem do sujeito. Fomentar o trabalho com música e atividades rítmicas como ferramenta de estimulação e reeducação psicomotora. Utilizar materiais de baixo custo para a construção de propostas rítmicas-musicais para a estimulação cognitiva.

Público: Profissionais da educação, saúde, músicos e qualquer profissional que se interesse pelo assunto.

2 – Propostas musicais na perspectiva da Educação Inclusiva: como atender à diversidade na sala de aula? – Lisbeth Soares (FASCS)

Este mini-curso tem como objetivo promover a discussão sobre a Educação Musical voltada para as crianças com deficiência, em contextos inclusivos. Terá atividades práticas e rodas de conversa considerando alguns aspectos convergentes da Educação Musical e da Educação Especial /Inclusiva: respeito à diversidade, equiparação de oportunidades e acessibilidade.  Além disso, pretende favorecer a reflexão a respeito das adequações, das adaptações de materiais e das estratégias pedagógicas, visando o desenvolvimento musical global no atendimento à diversidade.

Público: professores/as, estudantes, público em geral. Não é necessário conhecimento musical prévio.

3 – Intervenções musicais para pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica   – Tatiana Lins Carvalho (HUOC/UPE)

O minicurso visa oferecer subsídio para compreensão da Esclerose Lateral Amiotrófica pontuando o que vem sendo desenvolvido no mundo com as doenças do neurônio motor tendo a música como recurso terapêutico; Também abordará a experiência do projeto de extensão (Re)Inventando Sons do Huoc – UPE e haverá confeccão de instrumentos musicais adaptados para pessoas com ELA.

Público: Estudantes e profissionais da Saúde e demais profissionais ligados à música.

4 – Interfaces entre educação musical inclusiva e musicoterapia: atividades práticas – Pedro  Boltrino (Especialmente música – Argentina)

O minicurso tem como objetivo discutir sobre: como promover a criatividade e a imaginação da criança; melhoras nos processos de comunicação e intrapessoais, a questão da aceitação das diferenças; como proporcionar um melhor humor da criança; benefícios nas áreas de desenvolvimento (motor, linguagem, intelectual e emocional; orientação espacial e lateralidade; estímulo que ativa a percepção sensorial.